JUVENTUDES DO CAMPO EM AÇÃO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

JUVENTUDES DO CAMPO EM AÇÃO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

Foto: Acervo Pessoal

Dyovany Otaviano da Silva, jovenm multiplicador da agroecologia do município de Cumaru (PE)

A Associação Cultural dos Jovens Rurais da Comunidade de Riacho de Pedra, no município de Cumaru-PE, desde a sua fundação em 2015 vem realizando atividades que tem contribuído para o processo de organização, mobilização e desenvolvimento comunitário. Tais atividades aconteciam de forma presencial e tinham sempre a juventude como protagonista. Diante do contexto atual que se vivencia, as mudanças ocasionadas na sociedade por causa da pandemia do COVID-19 fizeram com que várias atividades que fazem parte do planejamento anual da Associação Cultural ficassem impossibilitadas de acontecer como por exemplo, o Festival da Jabuticaba (FESTCABA), a Cavalgada dos Vaqueiros e Vaqueiras de Riacho de Pedra, assim como, o São João de Riacho de Pedra.

Porém, mesmo com o isolamento social e todas problemáticas oriundas desta pandemia a Associação Cultural reorganizou suas ações e planejamento e não parou suas atividades. Mais uma vez, a juventude entra em cena e realiza diversas ações dentro da comunidade e do município. Foram distribuídas 50 cestas básicas e 130 máscaras de tecidos em parceria com artistas que realizaram lives solidárias, comerciantes e com as organizações Fórum de Juventude de Pernambuco (FOJUPE), Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá e a Comissão de Jovens Multiplicadores e Multiplicadoras da Agroecologia (CJMA). 

Com o objetivo de conscientizar os comunitários foram distribuídos panfletos com informações de prevenção e combate ao COVID-19 e também foram tiradas dúvidas e realizados cadastros daqueles que tinha dificuldades de acesso à internet com relação ao Auxílio Emergencial. Além disso, os jovens nas redes sociais da Associação Cultural realizaram lives culturais e educacionais retratando histórias, saberes e biografia de artistas locais. Os mesmos também participaram de lives a convite da mídia cumaruense para falarem do trabalho que a Associação Cultural desenvolve, assim como, das ações que vem realizando neste momento de pandemia.

Contudo, os jovens ainda participaram durante esses seis meses de isolamento social de cursos, reuniões e encontros de estudos online proporcionados pela CJMA e a Rede Nacional de Mobilizadores Sociais (COEP), através da Rede dos Saberes, onde os jovens além de participarem também ajudaram a construir ações e atividades para serem desenvolvidas nas redes sociais e na comunidade. Tais ações e atividades contribuíram para que os jovens pudessem enfrentar positivamente esse momento pandêmico, mantendo-os motivados e esperançosos na construção de um mundo melhor para todos.

 

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *