Primeira reunião on-line e autogestionada da CJMA da Zona da Mata

 

E as Juventudes não param (mesmo on-line) vamos seguindo e nos retroalimentando

Por Vítor Diego jovem multiplicador da agroecologia com a colaboração de Janaina Ferraz, assessora das juventudes do Centro Sabiá

No dia 16 de janeiro de 2021 às 20 horas houve a primeira reunião on-line e autogestionada da CJMA da Zona da Mata, com a presença de duas pessoas do grupo gestor, (José Edvan e Ferreira Lima), contando também com a presença do técnico em agroecologia Vitor Diego e Danubia.

A reunião foi puxada para discutir o que foi realizado pela juventude da zona de mata em 2020, especialmente o intercâmbio agroecológico que aconteceu no território no mês de outubro de 2020. Sendo este, o maior encontro (em número de pessoas) que tivemos. Além disso, iniciamos o processo de pensar nas ações para este ano e que estas colaborem para o fortalecimento da juventude no território, especialmente, na produção agrícola e sustentável. Então, foi discutido maneiras para integrar os/as jovens do campo e da cidade, para assim estarmos fazendo a fusão dessas juventudes. 

Foi bem desafiador, estruturar qualquer coisa nesse contexto de pandemia, mas a ideia é fomentar a articulação e entrosamento das diversas juventudes do território, claro que atentos aos protocolos de cuidados que devemos ter em caso de momentos presenciais, mas nosso objetivo principal foi pensar as ações que podemos estar fazendo em nossas propriedades e posteriormente, é claro, voltar a fazer as atividades de maneira mais coletiva.

Como foi o caso da jovem Danubia, que é coordenadora do Fórum das Juventudes no Território e também faz parte do grupo Realezas em Ascenção que afirmou “não vejo a hora de voltarmos a fazer as nossas rodas de diálogos nas ruas de Vitória de Santo Antão, pois sabemos o quanto esse tipo de atividade colabora para refletir sobre o papel das juventudes, tanto nas cidades como no campo”. 

Este encontro foi bacana, pois reafirmou que mesmo neste contexto de pandemia precisamos estar dialogando e encontrando as estratégias para nos fortalecer enquanto grupo e enquanto pessoas de maneira individual, pois favorece a troca de experiências e a nossa união. 

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *