Produção de licores artesanais, garante renda à jovens rurais no município de Cumaru

Foto: Comissão de Jovens Multiplicadores/as da Agroecologia

Produção de licores artesanais, garante renda à jovens rurais no município de Cumaru

Por Edson Cipriano, jovem multiplicador de agroecologia, Sitio Riacho de Pedra, município de Cumaru/PE

A juventude rural da comunidade de Riacho de Pedra, agreste setentrional de Pernambuco, sempre se destacou no cenário cultural, realizando grandes festivais na comunidade, são eventos que envolvem a comunidade de um modo geral, trazendo investimentos e gerando renda para as famílias. Outra ação importante são os beneficiamentos das frutas, através da fabricação artesanal de licores, bebidas com baixo teor alcoólico, adocicada, que agrada vários públicos, as frutas são colhidas e beneficiadas na própria comunidade. Somos “licoristas” de mão cheia, então eu juntamente com outros/as jovens da comunidade tenho assumido a responsabilidade desta produção.

Vendas de comidas e bebidas sempre estão em alta no mercado, hoje se pode vender pelas redes sócias, com várias formas de entrega, eventos culturais não são permitidos durante a pandemia, mas a produção de gêneros alimentícios está a todo vapor, portanto vamos entender um pouco como funciona esse processo da produção dos licores?

O Licor é uma bebida alcoólica adocicada, caracterizada pela elevada proporção de açúcar misturado a álcool, frutas, raízes, sementes, ervas, flores e até cascas de vegetais, in natura ou desidratadas, que servem também para definir o sabor. Um licor é, portanto, constituído basicamente de três ingredientes – álcool, xarope de açúcar e frutas. Licores são bebidas muito saborosas, com propriedades digestivas, estimulantes e reconstituintes. Podem ser servidos para agradar os visitantes, ou como aperitivo servido antes da refeição para estimular o apetite, ou ainda como digestivo, após as refeições. A origem mais provável do licor é atribuída a poções caseiras e a xaropes de ervas e de frutas. Essas preparações resultavam em bebidas adocicadas, muito saborosas e, por vezes, coloridas. Existem muitas maneiras de preparar um licor, as técnicas foram, durante muitos anos, formuladas artesanalmente.

O processo da produção é simples, porém necessita de um tempo de espera e atenção em todas as etapas do processo. Considerando que os principais atrativos das frutas são cor, aroma, sabor, ao preparar um licor à base de frutas, deve-se ter o cuidado de preservar esses atributos e substâncias, de modo que o consumidor possa imediatamente associá-lo à fruta com a qual foi preparado. Os sabores mais procurados são, jabuticaba, jenipapo, acerola, rosas vermelhas, umbu, e cumaru que leva o nome de nossa cidade. Se gostou e quiser saber mais sobre a nossa produção, entra em contato pelo instagram da Comissão de Jovens Multiplicadores/as da Agroecologia. 

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *