Agricultura Agroflorestal Realidade na Mata Atlântica

Desde 1994 que o Centro Sabiá e os agricultores e agricultoras apostaram em trabalhar com os Sistemas Agroflorestais (SAFs) na região da Mata Atlântica pernambucana. Essa região é marcada pela concentração de terra e monocultura da cana-de-açúcar. A cultura do trabalho agrícola ainda é baseada no assalariamento.

A luta pela terra e por melhores condições de vida, sempre foi permanente na região da Mata. Hoje, no estado de Pernambuco essa é a região com o maior número de assentamentos. Na Mata Sul, o Centro Sabiá desenvolve o trabalho de implantação dos sistemas agroflorestais em assentamentos. O trabalho envolve famílias agricultoras que estão na área de transição para o Agreste e na Mata Norte.

As novas perspectivas abertas para trabalhadores e trabalhadoras da Mata Sul de Pernambuco, hoje assentados/as em terras conquistadas com luta, estão registradas neste instrumento de comunicação. São famílias que constroem uma nova relação com a terra e com a natureza. Que reacenderam sua auto estima e encontraram uma nova forma de viver.